rapidez

terça-feira, 18 de março de 2014

TIPOS DE RAÇAS

Raças

            Raças e a escolha das raças :
Quando se começa a criação de patos é necessário comprar os animais. É então que se escolhe a raça , caso exista a possibilidade de escolher entre uma raça , pois existem locais que não contem varias raças , é claro que se pode importar de outros paises ou regiões , o que nem sempre é possível para alguns que pretende criar patos.
Se pretende criar patos você deve considerar qual o tipo de criação que vai fazer , para ovos , para carne ou para carne e ovos.
Se for para ovos então deve ter patas que são boas  poedeiras , que são mais pequenas e menos pesadas que as que são criadas para corte , pois o que lhes faltam em tamanho e peso será compensado por serem melhores poedeiras , colocando mais ovos em geral que as patas para engorda.
As patas que são destinadas a produção de engorda , tem uma maior postura , são maiores e mais pesadas e não tem tanta importância quanto a produção de ovos que põem , e as vezes são abatidas antes mesmo de atingirem a postura de botar ovos.
Em muitos dos sistemas de criação, especialmente a que concentre a criação familiar , tanto para produção de ovos como de carne , se revestem de importância. Patas que são boas poedeiras e produzem boa quantidade de carne , são melhores para essa criação.
A criação de patos é mais comum na Ásia do que na África , ou na América latina , o que significa que nesse continente se pode conseguir uma maior variedade de espécie. Cada raça de pato esta adaptada a região de onde vive com isso é melhor adquirir patos da sua região ou continente ,o que siguinifica que uma raça que é boa poedeira na Ásia poderá não ser boa em outro continente , fazendo com isso cair a produção de ovos
A seguir teremos a apresentação de algumas raças de patos , embora as apresentações são gerais , dão-se as características mais típicas
*  O pato-de-pequim é branco, apenas com um toque de amarelo-creme. Considera-se esta raça a melhor para a criação de patos precoces destinados ao talho. Um pato crescido pesa 4kg, e uma pata, 3,6kg. A postura atinge 100 ovos por ano.


            * O pato-de-aylesburgo, branco, sem vestígio de amarelo e de crescimento bastante precoce, dá o melhor produto de todas as raças para talho.


            * O pato-de-ruão, a raça européia mais antiga, tem a mesma cor do pato-bravo e não se desenvolve tanto como as raças precedentes, considerável uma poedeira boa .
*  O pato de barbary ou almiscarado , a raça é proveniente da América central e é bom para a carne  podendo chegar de 3 a 5 kg , essa raça não cresce muito rapidamente ,dependendo muito maneira que é criado e alimentado. A pata começa a por ovos aos 7 meses tendo 2 postura , a primeira dura cerca de 30 semanas  a segunda dura cerca de 22 semanas.
*  O pato comum ,esse pato engloba varias raças  e tem sua origem na Ásia.
*  o pato de kaki-campbell , sua cor é beije kaki de onde diverge o nome, é uma raça boa poedeira , se adapta bem ao clima tropical e sob boas condições pode colocar ate 250 ovos por ano 
Outras raças:
           Alem das raças escrita acima,  existem muitas outras raças especialmente as de cruzamento entre elas :
·       Pato corredor indiano ( proveniente da Índia )
·       Nageswari  ( proveniente da índia )
·       Pato chinês ( proveniente da Indochina )
·       Pato de Java ( proveniente da Malásia e Indonésia )
·       Tsaya castanho ( proveniente de Taiwan )
Muitas raças de patos são proveniente da Ásia e são criados  pela sua produção de ovos. Por essa razão as aves dessa raça não apresentam grande postura. O animal adulto pesa entre 2 a 3 kgs.
Cada raça apresenta suas características próprias em relação a produção de ovos , taxa de crescimento e sobrevivência. Sempre que possível obter dados os mesmos devem ser utilizados como linhas diretrizes que ajudam na tomada de decisões. Esses dados dependerão muito das condições locais aonde os dados  são recolhidos .
Caso haja criadores na sua região , que se dedicam a criação de patos vale a pena visitá-los , para ver como se procede a criação dos mesmos e como se destinam , o que lhe proporcionará uma idéia do que poderá esperar .

Nenhum comentário:

Postar um comentário